A Receita Federal anunciou, nesta segunda-feira (27), que os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida no Imposto de Renda 2023 ou que optarem por receber a restituição por Pix terão prioridade nos lotes de pagamento.
Com a novidade, o Órgão espera que 25% das declarações sejam feitas no modelo pré-preenchido neste ano. O objetivo do governo é estimular o uso do modelo e também o uso do Pix como opção de recebimento.
As restituições começarão a ser pagas em 31 de maio e assim como no ano passado serão cinco lotes de pagamento.
Datas dos lotes de restituição
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
Os contribuintes que entregarem a declaração até o dia 10 de maio podem entrar já no primeiro lote, segundo a Receita. Os critérios de prioridade, que passarão a incluir pessoas que pediram restituição por Pix e que fizeram a declaração pré-preenchida, são definidos por lei, seguindo data de entrega.
A única chave Pix que vai servir para a Receita pagar a restituição é a formada com o número do CPF. A justificativa é que a chave CPF é única e isso aumenta a segurança do contribuinte. Segundo a Receita, milhares de brasileiros erram dados das contas bancárias na hora de preencher a declaração e isso aumenta o volume de trabalho do Fisco e as chances de problemas para o cidadão.
Com informações de UOL Economia