O apresentador José Luiz Datena (PSC) desistiu de concorrer a uma vaga no Senado Federal nas eleições deste ano. O anúncio foi feito pelo próprio comunicador, nesta quinta-feira, 30, no programa Brasil Urgente, da Band. Datena estava em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto em São Paulo.
“Em primeiro lugar queria deixar a minha palavra de carinho para com o Presidente da República que hoje de manhã deu uma declaração que tinha me escolhido como candidato de São Paulo. E foi isso mesmo que foi acordado, mas eu pensei bem e resolvi seguir o meu caminho. Mas obrigado a ele por ter confirmado o acordo que aconteceu, não foi por parte dele que não deu certo. Quando considerei me candidatar ao Senado, a outros cargos nessas eleições, em outras anteriores, eu mantive um mesmo aliado preferencial que me acompanha e que também é acompanhado por mim desde o início da minha carreira”, disse no início do programa.
Datena havia recebido o apoio do presidente e pré-candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e do pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos). Porém, agradeceu o apoio e decidiu não concorrer. Segundo a legislação eleitoral, desde a última quinta, 30 de junho, apresentadores ou comentaristas de TV e rádio que fossem concorrer nas eleições deste ano, deveriam deixar seus cargos nos veículos de comunicação.
Essa é a quarta vez que o apresentador se coloca à disposição para um cargo político, mas acaba desistindo. As outras vezes foram em 2016, quando foi pré-candidato a prefeito de São Paulo, porém desistiu após denúncias contra o PP, seu partido na época. Em 2018, foi pré-candidato ao Senado pelo DEM, mas desistiu antes da data-limite para se desvincular do seu programa. E em 2020, planejou se lançar como prefeito de São Paulo pelo MDB ou vice na chapa do ex-prefeito Bruno Covas, mas desistiu do pleito a pedido da Rede Bandeirantes.
Por: Luiz Fernando / Imagens: Reprodução Internet