O governo de Minas Gerais lançou, nesta quarta-feira (25), um aplicativo que mapeia, no raio de distância definido pelo usuário, os valores de gasolina, etanol e diesel nos postos revendedores.
A funcionalidade “Pesquisa Menor Preço” está presente no app “Educação Fiscal MG”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), e pode ser baixado, gratuitamente, nos sistemas Android e iOS. Para utilizar a ferramenta, basta preencher um cadastro básico.
O monitoramento dos preços é feito automaticamente, com base nas notas fiscais emitidas pelos próprios estabelecimentos. Inicialmente, a atualização dos valores ocorrerá a cada 12 horas. Em breve, será em tempo real.
“A pesquisa de preços sempre foi e continuará a ser uma estratégia eficiente na valorizar o poder de compra do cidadão/consumidor. Com a ampla base de dados da Secretaria de Fazenda, nós pretendemos incluir ainda muitos outros produtos nessa ferramenta desenvolvida em parceria pelas equipes da Educação Fiscal e da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Fazenda”, conclui Gustavo Barbosa.
Além da “Pesquisa Menor Preço”, o aplicativo possui a funcionalidade “Perfil de Gastos”. Nesta opção, sempre que fizer uma compra, o consumidor poderá pedir a nota fiscal com a inclusão do CPF. O sistema colocará os dados no app.
O objetivo é que a pessoa cadastrada também faça acompanhamento das despesas mensais. A planilha é automática e dividida nas categorias combustíveis, drogaria, eletrônicos, material de construção, padaria, papelaria, supermercado, vestuário e outros.
Fonte: G1 *com informações de Agência Minas Gerais