INSS começa a pagar o 13º de aposentados e pensionistas; veja o calendário

Aranãs FM
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Começa nesta segunda-feira (25), o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a abril.

Hoje, o pagamento é liberado para os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1, para quem recebe até um salário mínimo no valor de R$ 1.212. E o pagamento da primeira parcela irá até o dia 6 de maio, quando recebem os beneficiários com NIS final 0.

Já para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo, os pagamentos começam no dia 2 de maio, para quem tem o NIS com final de 1 e 6. Os pagamentos são feitos de acordo com o número do cartão do beneficiário e não leva em conta o último digito verificador, aquele que vem depois do traço (veja abaixo como saber o número do benefício).

Como saber que dia será paga sua aposentadoria ou pensão?

Para saber o dia correto do seu pagamento, você primeiro precisa saber o número do seu benefício. Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato:

Número do Benefício: 999.999.999-9

O dígito que vale para saber a data certa para receber é o que está destacado acima, ou seja, o penúltimo número – ou o número final do benefício sem o dígito. Além dessa informação, também é necessário saber se o benefício é de até um salário mínimo ou acima dele.

Como consultar os benefícios

  • Uma maneira simples de fazer a consulta dos benefícios do INSS é através da central de atendimento por telefone, no número 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • O segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício;
  • A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para download para Android iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.

Por Ana Paula Tinoco (com informações e trechos de G1 e trechos de Valor Investe)

Deixe seu comentário:

Next Post

Vacinação contra febre aftosa começa no dia primeiro de maio em Minas

Começa no dia 1/5 a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha junto […]
error: Conteúdo protegido!!