Em votação no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (12), a maioria dos deputados votou pela derrubada do veto, 34/22 à Proposição de Lei 25.025, do governador do estado, Romeu Zema, que trata da recomposição salarial dos servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública.
Em apreciação em turno único, o plenário seguiu o parecer favorável a queda do veto aprovado pela Comissão Especial nessa segunda-feira (11). Foram 55 votos a favor e três contra. Agora o texto segue novamente para Zema que tem 48h para promulga-lo.
O Veto 34/22, de autoria do governador Romeu Zema, incidia sobre os artigos 10 e 11 da proposição de lei, oriunda do Projeto de Lei (PL) 3.568/22, também do chefe do Poder Executivo e que prevê recomposição geral de 10,06% sobre os salários de servidores civis e militares de todas as áreas. Os adicionais previstos nesses artigos são resultado de emendas parlamentares apresentadas durante a tramitação do projeto.
Com a decisão, se mantém as recomposições diferenciadas para Educação, Saúde e Segurança Pública. Com a queda do veto, os servidores da educação terão o reajuste de 33,24%, o que corresponde à atualização do piso salarial nacional da Educação. Já os servidores da Saúde e Segurança Pública terão recomposição salarial de 14%.
Por Ana Paula Tinoco
*com informações de O Tempo e Portal Amirt