Minas Gerais tem 18 novos distritos municipais

Aranãs FM

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (22) mais uma atualização na lista de subdivisões municipais do país. Em relação ao ano anterior, o atual levantamento, referente a 2021, traz o acréscimo de 18 distritos municipais, todos em Minas Gerais.

No levantamento mais recente, a estrutura territorial brasileira mantém seus 5.568 municípios, o mesmo número desde 2013. Somam-se a esses municípios um distrito federal (Brasília) e um distrito estadual em Pernambuco (Fernando de Noronha).

Segundo o IBGE, as divisões intramunicipais passam por mudanças com maior dinamismo. Em 2021, totalizaram 10.649 distritos municipais contra 10.631 em 2020. O número de subdistritos se mantém: 683.

As diferenças estão relacionadas à extinção pelos municípios dessas estruturas territoriais, o que se reflete nos cadastros do IBGE.

Todos os 18 novos distritos integram municípios do estado de Minas Gerais, com destaque para quatro no município de Governador Valadares, dois no município de Miraí e dois no município de Conceição do Mato Dentro.

A Divisão Territorial Brasileira detalha a estrutura territorial do país, enumerando as macrorregiões, unidades da Federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, além de suas subdivisões internas, os distritos e subdistritos ou regiões administrativas.

O IBGE sistematiza todas essas informações, monitorando eventuais alterações na Divisão Político-Administrativa, por meio de atualizações anuais.

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Next Post

Veiculação de propaganda partidária gratuita começa no sábado

Começa no próximo sábado (26) a veiculação de propaganda partidária gratuita em rádio e televisão em âmbito nacional. Extinta desde 2017, a propaganda partidária foi retomada pelo Congresso Nacional no ano passado. Com isso, as propagandas dos partidos políticos voltam neste primeiro semestre. Pelo calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSOL […]
error: Conteúdo protegido!!