Prazo para fazer cadastro escolar 2022, em Minas Gerais, termina na próxima sexta-feira

Aranãs FM

Termina nesta semana o prazo para fazer a matrícula na rede pública de ensino em Minas Gerais, aberto em 17 de novembro, ele se encerra na sexta-feira, 10 de dezembro. As inscrições, para 2022, podem ser feitas pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

Além das modalidades regulares, ensino médio e fundamental, há também a possibilidade de se inscrever para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino profissional. Para realizar o cadastro basta acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Inscrição

Pais, responsáveis, ou o próprio aluno maior de idade podem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Os candidatos devem apresentar informações como nome completo; data de nascimento; endereço; CEP; número da carteira de identidade do aluno, se possuir; CPF do aluno, se possuir; filiação ou nome do responsável legal, entre outros.

Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais podem comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, na sua cidade, para realizarem a inscrição. É necessário adotar todas as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), em decorrência da pandemia de covid-19.

Para esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um documento com as principais dúvidas sobre o Sucem. Clique aqui para acessar o Perguntas e Respostas.

EJA

No caso da EJA, desde o ano passado, a SEE/MG está trabalhando para reformular e fazer com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em tempo mais curto. O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos e já tem mostrado resultados positivos.

Na EJA, o estudante finaliza o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar da modalidade de ensino é necessário ter 15 anos, para ingresso nos anos finais do fundamental, e 18 anos, para ingresso no ensino médio.

Educação profissional

Na educação profissional, a Secretaria também oferece vagas em escolas estaduais para diversos cursos técnicos, como vendas, artes visuais, informática, recursos humanos, administração, segurança do trabalho, logística, marketing, entre outros. Podem se inscrever estudantes matriculados no 2ª ou 3ª ano do ensino médio regular ou na EJA da rede pública, e também aqueles que já concluíram o ensino médio.

Os interessados devem acessar o Sucem, selecionar o tipo de ensino “Educação Profissional” e fazer a inscrição.

Deixe seu comentário:

Next Post

Bolsonaro libera estudantes de escolas privadas que não tiveram bolsa no Prouni

O presidente Jair Bolsonaro liberou o acesso de alunos de escolas privadas que estudaram sem bolsa ao Programa Universidade para todos (Prouni). A MP foi publicada no “Diário Oficial da União (DOU)” na madrugada desta terça-feira (7). Até então, só podiam participar do programa os estudantes que fizeram todo o ensino […]