A Caixa Econômica Federal inicia neste sábado (30) o pagamento da sétima e última parcela do auxílio emergencial aos trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em outubro e novembro. Neste primeiro momento apenas o crédito é liberado para este grupo.
Os beneficiários podem movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem e realizar pagamento de contas ou compras pela internet. Transferências e saques para os nascidos em outubro serão liberados a partir de 17 de novembro, já os nascidos em novembro, a partir de 18 do mesmo mês.
Ontem, a Caixa Econômica finalizou o pagamento do Auxílio Emergencial para as famílias que fazem parte do Programa do Governo Federal. Com o pagamento da última parcela do beneficio, o Bolsa Família, também, foi suspenso após 18 anos de amparo social.
Decisão ocorre diante do plano do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), de reformular o programa social e mesclar a iniciativa criada pelo ex-presidente Lula (PT) ainda em 2003 com outros seis benefícios para criar o Auxílio Brasil.
A promessa de Bolsonaro é de que o pagamento do Auxílio Brasil será feito para todos os inscritos no Bolsa Família e também para as famílias que estão na fila de espera, aguardando aprovação para receberem o benefício.
O pagamento da sétima parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 18 e segue até o dia 29. O auxílio emergencial somente é depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.
Já para os trabalhadores informais e CadÚnico a liberação do crédito teve início hoje (20) e irá até o dia 21 de outubro. Saques e transferências começam a ser liberados no dia 1º de novembro e irá até o dia 19 de novembro.
Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.
Por Ana Paula Tinoco