
O Ministério de Infraestrutura informou em balanço divulgado nesta sexta-feira (10) que às 12h30 de hoje toda a malha rodoviária federal estava aberta para o livre fluxo de veículos de carga. Os dados foram repassados com base em informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No entanto, a pasta alerta que ainda há concentração de caminhoneiros em pontos restritos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia. Porém, sem bloqueios de pistas: ““Ao todo, o número de ocorrências já é 70% menor do que o registrado no mesmo período do dia anterior. Tendência é seguir em queda ao longo do dia”.
A PRF já havia liberado, ontem (9), 35 pontos de bloqueio e manifestações feitas por caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O movimento teve início um dia após as manifestações pró-governo ocorridas no 7 de setembro.
Duas das reivindicações dos caminhoneiros que aderiram à paralisação era o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e a destituição de ministros da Corte. Os manifestantes pediam também intervenção militar.
As manifestações começaram a diminuir após Bolsonaro enviar áudio às lideranças dos caminhoneiros pedindo para que os mesmos desbloqueassem as pistas para evitar desabastecimento e aumento dos índices inflacionários.
Por Ana Paula Tinoco com informações de Agência Brasil