STF inicia julgamento sobre Sistema de Controle de Produção de Bebidas

Aranãs FM
Foto © Arquivo/Agência Brasil

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm uma semana para decidir sobre a retomada do Sistema de Controle de Produção de Bebidas. O julgamento começa nesta sexta-feira (17) no plenário virtual da Primeira Turma.

O Sicobe, que é o Sistema de Controle de Produção de Bebidas, foi criado em 2008 e monitorava em tempo real a produção e a comercialização de cervejas, refrigerantes e águas envasadas. O objetivo era evitar evasão tributária e melhorar a arrecadação e o controle fiscal.

Mas foi desativado pela Receita Federal em 2016, por considerar os custos desproporcionais aos benefícios e por apresentar vulnerabilidades técnicas.

A volta da ferramenta teria um impacto de R$ 1,8 bilhão em renúncia fiscal, com custo de R$ 1,4 bilhão para manter a operação do sistema.

Mas em 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a volta do sistema. Em abril deste ano, o ministro Cristiano Zanin suspendeu os efeitos dessa decisão até que o Supremo analisasse o tema.

O ministro reconheceu que a Receita tem um poder legal para suspender o sistema. O julgamento segue até a próxima sexta-feira, dia 24 de outubro.

 

Fonte Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Next Post

Mais de 26 mil famílias correm risco de perder desconto de até 50% na conta de água da Copasa

Em Minas Gerais, mais de 26 mil famílias ainda não atualizaram os dados no CadÚnico (Cadastro Único). Destes, só na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cerca de 8 mil famílias precisam regularizar o benefício. O prazo final para estas famílias é até o final de outubro. O desconto mensal garante um importante […]
error: Conteúdo protegido!!