Seminário debate Políticas Culturais, Editais e Leis de Fomento em Capelinha

Aranãs FM

Nesta quinta-feira (28), às 15h, o Galpão Cultural de Capelinha recebe o seminário “Políticas Culturais – Editais e Leis de Fomento: Entre Fé, Saberes, Fazeres e Sabores”. O evento gratuito é uma iniciativa voltada para fortalecer o acesso às políticas públicas da cultura e promover a formação de agentes e coletivos culturais do território.

Voltado a fazedores de cultura, mestres da tradição, jovens lideranças e educadores, o encontro conta com palestras sobre editais, economia criativa, religiões de matriz africana e valorização das tradições locais, além de apresentações culturais como o Hino Nacional com Elza Sampaio e a mostra do livro bordado “Pontos em Contos”, da ASSOMUC.

As inscrições gratuitas podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7S19Knoy85sznKkpDeuzIKkq2Apah0Uc56tL9OshQneXZQQ/viewform ou pelo telefone: 33 9 9121-4269 – basta nome e CPF (para emissão do certificado)

A proposta do seminário é contribuir para que a comunidade cultural compreenda melhor o funcionamento das políticas públicas e dos mecanismos de financiamento da cultura, como editais e leis de incentivo, ampliando a participação popular e a atuação coletiva.

Além disso, o seminário trará uma série de palestras temáticas:

  • Ereni Pimenta dos Santos, Agente Territorial de Cultura, sobre Cultura, mecanismos, leis e editais até a prestação de contas;
  • Julian Rodrigues, analista do SEBRAE-MG, com o tema Economia Criativa;
  • Jackson Souza da Silva, classificador de café, com Cupping comentado de café;
  • Mãe Cida (Umbandismo) e Sabrina (Yá Egbé Candomblé), discutindo a Religião de Matriz Africana;
  • Tia Madá, apresentando o Cozinha Mineira Show.

Uma ação estruturada

A ação integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com a Prefeitura de Capelinha, SEBRAE, coletivos culturais e o IFRJ, sob coordenação da Agente Territorial de Cultura Ereni Pimenta dos Santos, representante do Ministério da Cultura em Capelinha e região.

Por Luiz Fernando | Imagens Reprodução Redes Sociais

 

Deixe seu comentário:

Next Post

População brasileira chega a 213,4 milhões de habitantes, estima IBGE

A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano. Entre os estados, São Paulo lidera com 46,1 […]
error: Conteúdo protegido!!