EUA aplicam sanção contra Alexandre de Moraes por ação do 8 de janeiro

Aranãs FM

Às vésperas do início do tarifaço contra o Brasil, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos Estados Unidos (EUA) aplicou uma sanção contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O órgão do Departamento de Tesouro do país norte-americano acusa Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.

“Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados – inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, disse o Secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Versão

O governo estadunidense repete a versão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que afirma ser perseguido pelo processo que enfrenta acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Segundo a denúncia, Bolsonaro pressionou comandantes militares para suspender o resultado da eleição presidencial de outubro de 2022, quando perdeu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O OFAC usou, como base, a Lei Magnitsky, usada para punir supostos violadores de direitos humanos no exterior. A medida bloqueia bens e empresas dos alvos da sanção nos EUA.

Caso Moraes tenha empresas ou controle, com 50% ou mais, companhias nos EUA, elas serão bloqueadas.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Next Post

Aprovados do Fies do 2º semestre devem complementar dados da inscrição

A partir desta quarta-feira (30), até a próxima sexta, quem estiver na lista de aprovados da 2ª edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025 precisa complementar as informações da inscrição. O resultado da chamada única foi publicado nessa terça-feira no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os estudantes devem ainda comprovar as informações […]
error: Conteúdo protegido!!