Quatro servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foram selecionados para participarem de um curso de Medicina Chinesa, em Pequim, capital da China.
Ao todo, 25 profissionais, nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, foram selecionados em todo o Brasil.
A iniciativa é do Consulado da China, que fica no Rio de Janeiro, que tem promovido ações transculturais como parte das comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o país asiático.
O intercâmbio é promovido pela Agência de Desenvolvimento e Cooperação Internacional da China em parceria com o Governo de Minas Gerais. A delegação brasileira participa do “Curso de Treinamento de Acupuntura e Massagem em Medicina Tradicional Chinesa”, entre os dias 3 e 16 de setembro.
Os profissionais escolhidos são a enfermeira e coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da Gerência Regional de Saúde de Ubá, Elis Regina de Oliveira Matos, as servidoras do Nível Central da SES-MG Paula Souza Oliveira e Roxane Rafaela Macedo dos Santos, e também Ricardo Antonio Silva, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina.
Ricardo, da SRS Diamantina, é especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS), e servidor público da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais desde 2006. Ele traz consigo uma vasta experiência na área de saúde integrativa. Enfermeiro por formação, com especialização em Saúde Coletiva, entre 2015 e 2018 executou um projeto inovador na Regional de Diamantina, sua unidade de lotação, onde aplicou técnicas de meditação, Reiki e Auriculoterapia em servidores, contribuindo para o bem-estar dos colegas e para a promoção das PICS em sua região.
A superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, reforçou a importância dessa oportunidade conquistada pelo servidor. “A participação do Ricardo neste curso é uma grande conquista coletiva, não só para ele, mas para a nossa equipe e para o estado de Minas Gerais. Ele é um profissional dedicado e está sempre em busca de aprimoramento”, disse a superintendente. “Essa imersão na China certamente trará novas perspectivas e conhecimentos que poderão ser aplicados aqui, fortalecendo as práticas integrativas na nossa região”, ressaltou Cleya.
“Estou animado para aprender diretamente da fonte, em um país que tem uma rica tradição de medicina milenar. Acredito que essa experiência não só contribuirá para meu desenvolvimento profissional, mas também permitirá que eu compartilhe esses conhecimentos com meus colegas do SUS, promovendo um cuidado mais humanizado e integrado,” afirmou Ricardo.
Por Ana Paula Tinoco – com trechos de SES-MG
Foto SES-MG/Divulgação