A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) promove, entre os dias 15 de março e 15 de abril, um mutirão para que consumidores possam renegociar dívidas em atraso com bancos de todo o país.
No “Mutirão de Negociação e Orientação Financeira”, como foi batizado o programa, os bancos devem oferecer melhores condições para o pagamento de dívidas contraídas em diversas modalidades, como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado, por exemplo.
Para fazer a renegociação, o consumidor pode falar diretamente com a instituição financeira em que a dívida foi contraída, ou acessar o portal do governo consumidor.gov.br (opção disponível para as pessoas com conta Prata ou Ouro).
A Febraban destaca que também é possível renegociar por meio do Sistema de Atendimento ao Consumidor Proconsumidor – que reúne os pedidos e reclamações recebidos pelos Procons e Defensorias Públicas. “Essas entidades ficarão responsáveis pelos procedimentos de notificação, interface com os bancos e resolução”, explica a Federação.
A instituição também pontua que não podem ser renegociadas as dívidas:
- que tenham bens dados em garantia;
- prescritas;
- que estejam com as parcelas em dia.
O mutirão é uma iniciativa da Febraban em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o Brasil.
Lista de bancos e financeiras participantes
- Banco do Brasil
- Banco Carrefour
- Banco BMG
- Banco Daycoval
- Banco Fibra
- Banco Inter
- Banco do Nordeste
- Banco Original
- Banco Semear
- Banco BV
- Banpará
- Banrisul
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Cetelem
- C6 Bank
- Digimais
- Inbursa
- Itaú
- NBC Bank
- Paraná Banco
- Santander
- Senff
- Sicredi
- Tribanco
Fonte: G1