A data para o pagamento da primeira parcela do IPVA em Minas Gerais venceu na última segunda-feira (22), de acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria de Fazenda.
Quem atrasou, não precisa entrar em desespero: é possível fazer o pagamento mediante a cobrança de uma multa equivalente a 0,33% sobre o valor do imposto por dia de atraso (até o limite de 20%) com o juros equivalente à taxa Selic, de no mínimo 1% ao mês.
Também é possível pagar o IPVA à vista com atraso, incluindo a cobrança de multa e juros, mas o valor será menor do que o imposto parcelado.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual cobrado anualmente a todos os proprietários de veículos automotores, como carros, motos, caminhões e ônibus. O valor do imposto é calculado com base no valor estimado do veículo no mercado.
Como fazer o pagamento do IPVA atrasado?
Para regularizar a situação, você deve emitir uma guia de pagamento do IPVA atrasado por meio do site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou do Detran. É necessário informar o número do Renavam do veículo.
O valor da multa é automaticamente cobrado ao emitir a guia de pagamento do IPVA atrasado no site.
Em 2024, é possível pagar o imposto via PIX nos bancos credenciados pelo Governo de Minas (Banco do Brasil, Bradesco, Mercantil, Caixa, Itaú, Santander e Sicoob).
Se a cobrança do IPVA não for regularizada, o veículo pode perder a licença.
Para licenciar o veículo, é preciso pagar o valor do imposto atrasado e todas as demais taxas e multas referentes ao veículo.
Os pagamentos da segunda parcela do IPVA serão realizados dos dias 19 a 23 de fevereiro de 2024, enquanto os da terceira serão entre os dias 18 e 22 de março.
Veja o cronograma abaixo:
IPVA de veículo roubado/furtado pode ser restituído proporcionalmente entre a data do roubo e a data da devolução
A seguir, estão as etapas para emitir uma guia de pagamento do IPVA atrasado no site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.
- Clique em “IPVA”.
- Clique em “Emitir guia de pagamento”.
- Informe o número do Renavam do veículo. A identificação é composto por 11 dígitos e impressa no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
- Clique em “Gerar guia”.
- O pagamento pode ser feito por meio do aplicativo do banco, PIX e em qualquer agência bancária ou lotérica credenciada.
Aqui estão os passos para pagar o IPVA à vista com atraso:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado.
- Na seção de IPVA, selecione a opção “Pagamento à vista”.
- Insira o Renavam do veículo.
- Informe a data de vencimento do imposto.
- Gere a guia de pagamento.
- Pague por meio do app do banco, PIX e em qualquer agência bancária ou lotérica credenciada.
Fonte: Itatiaia