A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária de Teófilo Otoni informaram que monitoram sete casos da doença escarlatina confirmados no município. A enfermidade é provocada pela bactéria Streptococcus.
Segundo a pasta, médicos e profissionais da saúde foram orientados sobre os cuidados e as condutas epidemiológicas e, para ficar em alerta para possíveis registros da doença.
A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que costuma ocorrer em crianças em idade escolar, durante a primavera. É transmitida pela mesma bactéria que causa amidalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela.
Nas redes sociais a prefeitura divulgou dicas para pais, professores e responsáveis.
- Deve ser reforçada a vigília nos ambientes escolares, evitando-se atividades que promovam o contato entre os estudantes, sendo a lavagem das mãos de alunos e profissionais da educação, estimulada através de palestras e cartazes dentro do ambiente escolar.
- Após ações de higienização de brinquedos e superfícies comuns, os mesmos devem ser desinfetados, preferencialmente com álcool a 70%, sendo proibido o compartilhamento de utensílios de uso individual, como toalhas, garrafas, copos, mamadeiras, dentre outros.
- Ao perceberem sintomas os pais não devem realizar automedicação em casa, pois o tratamento exige cuidados com uso de antibióticos, sendo os mesmos prescritos pelos médicos, que farão a devida avaliação de cada caso.
Fonte: G1