Com o aumento das temperaturas uma das preocupações da população de Capelinha é uma possível falta d’água.
Em contato com a Copasa, a empresa informou por meio de nota que os reservatórios dos mananciais que atendem o município estão em situação satisfatória.
“O volume nos sistemas atualmente é suficiente para atender a demanda da região. No entanto, com as altas temperaturas dos últimos dias e o consequente aumento do consumo de água, o abastecimento vem sendo prejudicado em alguns bairros”, explicou a Companhia.
A razão disso, segundo a Copasa, é que quando a companhia precisa interromper o fornecimento de água para alguma manutenção corretiva e/ou preventiva no sistema, ou ainda por falta de energia elétrica, existe uma demora natural para o retorno da água até as torneiras – uma vez que, a recuperação de reservatórios e caixas d’água demanda tempo em função da necessidade de acumulação de volume de água.
E, quando “o calor é intenso e o consumo atinge níveis muito altos, a normalização do sistema e o retorno do abastecimento costuma ser muito mais lento”.
A Copasa fez um alerta à população, de Capelinha, e reforçou a recomendação do uso consciente da água, atitude que é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorre períodos de calor intenso.
Atitudes simples de economia fazem muita diferença, por exemplo:
- Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;
- Usar um balde e não a mangueira para lavar o carro,;
- Tomar banhos rápidos;
- Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
- Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;
- reutilizar a água da máquina de lavar.
Texto Ana Paula Tinoco – Com informações de Copasa