O Cruzeiro inicia, na manhã desta quarta-feira (6), a era Zé Ricardo. O treinador foi anunciado pelo clube celeste como substituto do português Pepa. Os detalhes do contrato serão divulgados na Toca da Raposa II.
Antes de comandar o primeiro treino no clube, Zé Ricardo vai se apresentar ao elenco celeste e participar da entrevista coletiva de apresentação com os jornalistas. A imprensa estará presente na Toca da Raposa II.
Os jogadores cruzeirenses estiveram de folga nos últimos dois dias e voltam aos trabalhos nesta manhã. O treino está marcado para às 10h30 (horário de Brasília).
Além de Zé Ricardo, chegam ao clube o auxiliar-técnico Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras. Zé Ricardo estava livre no mercado desde abril de 2023, quando foi demitido pelo Shimizu S-Pulse, do Japão.
No comando do time asiático, o técnico conseguiu apenas seis vitórias em 28 jogos disputados. Em 2022, o clube acabou rebaixado à Segunda Divisão do Japão.
Mesmo com o descenso, o brasileiro foi mantido no cargo para a temporada seguinte. No entanto, os maus resultados na J-League 2 culminaram na demissão concretizada em abril.
Desafio do Cruzeiro
Zé Ricardo chega ao Cruzeiro com o objetivo de encerrar o mau momento vivido pela equipe nesta etapa da temporada. São oito rodadas consecutivas sem uma vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. O time celeste ocupa a 12ª colocação, com 26 pontos conquistados. São cinco pontos de vantagem em relação ao Santos, equipe que abre a zona de rebaixamento.
O treinador terá um período de treinamentos na Toca da Raposa antes do primeiro jogo oficial. Com a paralisação da Série A para a realização da Data Fifa, o próximo compromisso será apenas no dia 14 de setembro (quinta-feira), justamente contra o Santos, na Vila Belmiro, em Santos.
Carreira
Natural do Rio de Janeiro, Zé Ricardo começou a carreira profissional em 2016. Desde então, ele comandou Flamengo, Vasco, Botafogo, Fortaleza, Internacional e Qatar SC-CAT, além do Shimizu S-Pulse. Ele conquistou um título: o Campeonato Carioca de 2017, pelo clube rubro-negro.
Fonte: Itatiaia