Cinco pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa para o tráfico. As investigações, que foram concluídas nesta segunda-feira (3), culminaram no desmantelamento de um grupo criminoso voltado para o narcotráfico em Joaquim Felício, região central de Minas Gerais.
Os indiciados são três homens de 33, 35 e 41 anos e duas mulheres de 27 e 28 anos. Conforme a Polícia Civil, as investigações tiveram início no segundo semestre de 2022, à época, mandados de busca e apreensão, mandados de prisão temporária foram cumpridos.
Uma operação policial, que contou com a participação de 30 policiais civis e militares, foi realizada no dia 13 de fevereiro deste ano.
Durante a investigação da Polícia Civil ficou apurado que o a associação criminosa era liderada por um indivíduo que residia em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Local de onde a droga era transportada e levada até a cidade de Joaquim Felício e entorno.
Ainda conforme a Polícia Civil, a droga era distribuída também para a Serra do Cabral e Região de Picadinha.
Em nota a Polícia Civil descreveu como a quadrilha atuava:
“Os membros do grupo se organizavam de modo que cada um possuía uma função bem definida no esquema criminoso, como transporte, armazenamento, distribuição e venda das drogas. Uma das mulheres investigadas era responsável pelo transporte ilícito”.
Uma das indiciadas possui um salão de beleza:
“Além disso, o grupo usava um salão de beleza, de propriedade de uma das integrantes, para armazenamento dos narcóticos, de modo a evitar suspeitas. Outras estratégias também eram utilizadas pela associação criminosa a fim de escaparem das forças policiais, conforme foi apurado no curso dos procedimentos investigatórios”.
A Polícia Civil representou pela conversão da prisão dos suspeitos em preventiva, sendo que atualmente quatro deles cumprem prisão temporária.
Texto Ana Paula Tinoco