A Secretaria Municipal de Esportes de Capelinha publicou documento nesta segunda-feira (3) informando que por ter em suas equipes jogadores irregulares, os times Aranãs, Capivari e Estrela do Piedade perderam pontos conquistados até aqui no Campeonato Municipal 2023.
No caso do Aranãs, o jogador Geilson Cordeiro Martins é quem está irregular. De acordo com a investigação realizada pela pasta, o atleta está com o título de eleitor cadastrado em Turmalina e está excluído dos jogos da primeira divisão do Campeonato Municipal 2023.
Geilson participou dos jogos do Aranãs contra o Capelinhense, em 4 de abril, e contra o Vila Nova, em 25 de abril. O time que tem duas vitórias e um empate, zerou os pontos.
” O Aranãs recebeu com indignação a decisão que comunicou a exclusão do atleta Geilson e da perda dos pontos conquistados pela equipe nas duas partidas já disputadas, pois, sequer tinha conhecimento que corria em seu desfavor procedimento disciplinar e de que poderia ser punido.
Além disso, o Aranãs discorda veementemente do posicionamento da Comissão porque esta, nos termos do regulamento, somente deve julgar recursos ou denúncias se apresentados pela parte interessada, não deve agir de ofício, e em tempo hábil, que é de 48 horas após a realização da partida. E friso, não há denúncia apresentada contra a equipe no prazo do regulamento.
Sem falar ainda que a exigência de título de eleitor, nos termos do art. 8º do regulamento é para atletas não naturais deste município, o que não se enquadra na situação do atleta Geílson.
Portanto, não há nenhuma irregularidade com inscrições de jogadores do E.C. Aranãs, as providências já estão sendo tomadas para que a Comissão Organizadora reconsidere das injustas penalidades aplicadas”, cometou Igor Biet, vice-presidente do Aranãs.
Já no Capivari, o jogador em questão é Atílio Júnior Godinho Cavalini. O atleta que participou dos jogos contra o Independente, no dia 4 de abril, e contra o Capelinhense, no dia 18 de abriu, está com o título de eleitor cadastrado em Água Boa.
O Capivari que tem uma vitória e dois empates e também perdeu todos os pontos.
“Infelizmente foi uma falha. Os próprios jogadores se inscreveram e tivemos a infelicidade de não conferir os documentos, pois confiamos nos atletas. Se está errado, o Campeonato tá ai, dá para recompor os pontos ainda e o trabalho continua”, disse Samuel Gomes, diretor de futebol do Capivari.
O Estrela do Piedade também perdeu seus pontos. De acordo com documento publicado pela Secretaria de Esportes, o time tem dois jogadores irregulares: Iranildo não conseguiu provar residência no município e Pedro Francisco está com o título de eleitor cadastrado em Angelândia.
João Carlos Pego de Azevedo foi considerado apto e irá continuar a disputar o Campeonato Municipal 2023 pelo Estrela do Piedade.
O Estrela foi notificado e chegou a apresentar defesa alegando que o jogador não entrou em campo. No entanto, conforme o Artigo 214, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, não é necessário o atleta entrar em campo para que a punição possa ser aplicada. Somente o ato de relacionar o jogador já caracteriza a infração.
O Estrela perdeu todos os pontos e a equipe do Cometa por ter entrado com recurso/denúncia em tempo hábil ganhou os três pontos referentes a partida realizada entre as equipes no dia 25 de abril.
Dinei, jogador do Estrela do Piedade disse que a equipe irá aguardar o fim dos julgamentos, já que há outros times sendo julgados por possíveis irregularidades, para comentar a decisão da Secretaria Municipal de Esportes.
A equipe do Amanda não recebeu os pontos da partida do dia 4 de abril por também estar irregular e por não ter entrando em tempo hábil com a denúncia.
Ainda conforme o documento, o saldo de gols das equipes que tiveram seus pontos zerados será mantido para ser usado como critério de desempate.
O documento termina com uma nota da Comissão Organizadora:
“Diante das denúncias de atletas irregulares atuando em diversas equipes do Campeonato Municipal da 1° Divisão 2023 e comprovadas as irregularidades ficam definidos que: Os pontos conquistados pelos infratores não serão computados. A responsabilidade pela inscrição dos atletas é exclusiva dos clubes Toda denúncia será apurada e investigada, comprovada a irregularidade o infrator receberá a punição cabível. Não é porque o Campeonato é amador que o amadorismo deve prevalecer. O regulamento serve para todos os clubes e todos são iguais perante a Comissão Organizadora”!
Ainda de acordo com o documento, há outras equipes sendo investigadas. E a Secretaria de Esportes informou que as punições serão publicadas em breve e reiterou que não tolera irregularidades.
Texto Ana Paula Tinoco
*Editado às 18h08 para acrescentar resposta de Igor Biet, você presidente do Aranãs
*Editado às 18h30 para acrescentar resposta de Dinei, jogador do Estrela do Piedade