Cerca de 1,2 milhão de famílias são beneficiadas pela tarifa social de energia elétrica em Minas Gerais

Aranãs FM
Divulgação Cemig

A Cemig ampliou, no último ano, o número de clientes cadastrados no programa da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Agora, cerca de 1,2 milhão de famílias são beneficiadas pela iniciativa em todo o estado. 

Um aumento de quase 25% na comparação com 2021. Essa elevação representa mais famílias em Minas Gerais com descontos na tarifa de energia elétrica. Redução que pode chegar a até 65% do valor da conta de luz.

O benefício da Tarifa Social é destinado às famílias cadastradas em Programas Sociais do Governo Federal. Comunidades indígenas e quilombolas também podem participar. Neste caso, o desconto na conta de luz pode chegar a 100%. 

Desde janeiro de 2022, com a regulamentação da Lei 14.203/2021, as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal que têm direito ao benefício da Tarifa Social, quando identificadas pela distribuidora, são automaticamente cadastradas, sem a necessidade de solicitação pelo cliente.

Em Capelinha, segundo a Cemig, são quase seis mil famílias cadastradas na tarifa social e que recebem o desconto.

No entanto, outras 500 famílias na cidade podem receber o benefício, mas por uma falta de atualização no cadastro do CRAS ou uma indicação no site da Cemig estão perdendo esse desconto.

Para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), as famílias devem atender a um desses três requisitos:

– Estarem inscritas no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa; ou

– Estarem inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos elétricos; ou

– Terem algum membro familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), Idoso ou Pessoa com deficiência.

Para informações sobre como se registrar no CadÚnico, o cliente deve entrar em contato com a prefeitura local ou acessar a página do Ministério da Cidadania em www.gov.br/cidadania.

 

Fonte: Cemig

Deixe seu comentário:

Next Post

FMF vê erro em pênalti não marcado em Galo x Athletic e afasta árbitro

O árbitro Felipe Fernandes de Lima foi afastado pela comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF). A Ouvidoria da FMF reconheceu que houve erro do árbitro na segunda partida da semifinal do Campeonato Mineiro entre Atlético x Athletic, no Independência. De acordo com a Ouvidoria, Felipe errou no […]
error: Conteúdo protegido!!