A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou no último sábado (25), dados de casos de dengue e chikungunya que, segundo a pasta, cresceram no estado na última semana. Minas ocupa o terceiro lugar no ranking com mais casos de dengue e chikungunya do país.
De acordo com a pasta, são 105.439 casos prováveis de dengue (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 35.678 casos foram confirmados para a doença. Há 13 mortes confirmadas por dengue em Minas Gerais e 52 óbitos em investigação.
Os registros de chikungunya, foram 32.572 casos prováveis da doença, 9.306 foram confirmados. Este ano, foram confirmadas duas mortes pela doença e outras 13 estão em investigação.
Quanto ao zika vírus, até o momento foram registrados 130 casos prováveis. Há seis casos confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.
Em Capelinha, segundo a Secretaria de Saúde, desde janeiro de 2023 até hoje, 28 de março, são 154 casos notificados de dengue, sendo que dois foram confirmados, 37 descartados e 108 aguardam resultado. No caso da Chikungunya, são 51 casos notificados, 12 confirmados, 11 descartados e 27 aguardam resultado.
Já o Zika Vírus, um caso foi notificado e aguarda resultado. Não foram confirmados casos de Zika, em Capelinha. No que diz respeito a casos notificados em Capelinha, mas que são de outro município, são sete de dengue e um de chikungunya.
Com informações de G1 – apuração de casos em Capelinha: Ana Paula Tinoco