O Corpo de Bombeiros Militar resgatou nesta quarta-feira (15) um ouriço-cacheiro, que é popularmente conhecido como porco espinho, no bairro Maria Lúcia, em Capelinha.
Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 21h30, os militares receberam o chamado em que populares solicitaram o resgate do animal que estava em um jardim de folhagens em uma calçada.
Os bombeiros utilizaram técnicas adequadas de salvamento terrestre na captura do porco espinho. Ele foi resgatado com segurança e por aparentar boas condições e nenhum ferimento aparente, o animal foi liberado em seu habitat natural.
Em nota, o Corpo de Bombeiros de Capelinha orientou que ao avistar esse animal em área urbana, os militares devem ser acionados e ressaltou que as pessoas não devem deixar cachorros se aproximaram, já que o ouriço possui o corpo coberto por pêlos, assim como a maioria dos mamíferos, esses pelos se tornaram muito duros e resistentes, se parecendo com espinhos.
E ressaltou que “estes espinhos são de coloração amarelada e muito pontiagudos, como uma flecha, quando este animal se sente ameaçado, ele ergue todos os pelos do seu corpo para o alto, tornando-se parecido com uma bola coberta por espinhos”.
Sendo assim, se qualquer predador tentar se aproximar, ele irá se machucar com todos estes espinhos. E salientou que os espinhos são pelos, e os animais não possuem músculos capazes de lançar os pelos para longe do seu próprio corpo. O ouriço tem seus espinhos arrancados pelos outros animais no momento da caça.
Texto Ana Paula Tinoco