Foto: Ascom/Sindpol
O período chuvoso é propenso para o surgimento de mofo por toda parte. Tetos, paredes e móveis ficam cheios de manchas e, muitas pessoas, não sabem o que fazer para manter o ambiente saudável e limpo.
O mofo é constituído por um fungo, que se propaga em locais úmidos e escuros. O microrganismo se prolifera através de esporos que quando encontram um lugar com as condições ideais para sua reprodução, formam uma colônia.
Segundo especialistas, o mofo tem solução, no entanto, é preciso ter cuidado ao manusear certas soluções. Veja abaixo algumas dicas de limpeza com produtos simples:
Vinagre branco
Coloque uma boa quantidade de vinagre branco puro em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar.
Bicarbonato de sódio
Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a na superfície e deixe secar. Esfregue o mofo e as manchas pretas e limpe com água.
Água sanitária
Prepare uma solução de 100 ml de água sanitária para cada litro de água. Deixe a solução agir por 30 minutos e depois retire-a com um pano limpo ou esponja.
Perigos da água sanitária
Se, por um lado, a água sanitária é um dos produtos mais usados na limpeza do mofo e da casa, por outro, o Conselho Federal de Química (CFQ) alerta para os perigos. “Por se tratar de uma formulação com alto poder oxidante, é bastante corrosiva também à pele”, diz o conselheiro Ubiracir Fernandes Lima Filho.
Ele explica que, durante a limpeza de um teto ou de uma parede, por exemplo, um dos maiores desafios é evitar respingos nas roupas, na pele e, principalmente, nos olhos. O químico recomenda que, para uma aplicação segura, o ideal é usar itens de proteção, como luvas e óculos de segurança.
“Além disso, deve-se manter o ambiente sempre arejado para evitar inalação”, diz o conselheiro do CFQ.
O conselheiro do CFQ diz que, para limpar o mofo, a recomendação é utilizar produtos conhecidos como desinfetantes. O químico ressalta ainda a importância de ficar atento ao rótulo que indica a eficácia contra o fungo, o que significa que a fórmula foi testada e o resultado avaliado e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Conselho Federal de Química (CFQ) lançou uma cartilha com dicas de como usar os produtos de limpeza. O trabalho foi feito em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) e mostra como identificar um produto, além de alertas para o uso das fórmulas.
Fonte: G1