Anatel determina repasse do ICMS ao consumidor

Aranãs FM
Antenas de telefonia celular.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às prestadoras de serviços de telecomunicações o repasse imediato aos consumidores da redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida visa o cumprimento da Lei Complementar nº 194, de 23 de junho de 2022, que estabeleceu um teto para o ICMS que incide sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.

A legislação não permite às unidades federativas cobrar taxas com percentual acima da alíquota estabelecida nas operações de caráter geral, que varia entre 17% e 18%. De acordo com Anatel, a determinação não se aplica às prestadoras de serviços de telecomunicações abrangidas por regime tributário que não implica na redução de alíquota de ICMS, como o Simples.

As medidas para o repasse da redução ao consumidor deverão ser adotadas no prazo de até 15 dias, a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União, com efeitos retroativos à data da publicação da lei complementar.

As maiores operadoras do mercado brasileiro (TIMClaro e Vivo) já anunciaram o repasse da redução nos estados onde o imposto foi diminuído. Entretanto, a mudança pode ter pouco impacto no bolso dos consumidores.

Em Minas Gerais, a alíquota para os serviços de telecomunicações passa de 27% para 18%. A mesma porcentagem passa a valer no Rio de Janeiro. Além das telecomunicações, a medida abrange os setores de energia e combustíveis.

A Anatel estabeleceu multa de até R$ 50 milhões em caso de descumprimento da determinação.

 

Com informações de Agência Brasil e Tudo Celular

Deixe seu comentário:

Next Post

Cruzeiro derrota o Vasco e retorna à Série A do Brasileiro

O dia finalmente chegou. Após uma espera de mais de dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor do Cruzeiro finalmente pode soltar o grito de que a Raposa está de volta à principal divisão do futebol nacional. O acesso foi garantido, na noite desta quarta-feira (21) no […]
error: Conteúdo protegido!!