No último sábado (19) aconteceu um evento no Galpão Cultural de Capelinha em que o José Gomes, presidente do Banco Nordeste apresentou linhas de créditos e renegociação de dívidas para o pequeno, médio e grande empresários e também para o produtor rural, que são clientes da entidade financeira.
Na ocasião José Gomes explicou sobre as linhas de crédito e disse que o objetivo é fomentar o crescimento do pequeno e médio empresário e agricultor. Ajudar no desenvolvimento do negócio de seus clientes.
Para os pequenos e médios agricultores, o presidente disse que o Banco do Nordeste possui linhas de credito como o Agro Amigo, que tem como objetivo facilitar a aquisição de colheitadeiras, tratores e micro tratores, veículos, máquinas e equipamentos para mecanização.
“Ele começa a ser atendido em R$ 200 e vai até R$ 20 mil. A linha de taxa de juros negativa, o empreendedor toma se paga 70%/80% do valor principal, geralmente para atividades de investimento como compra de animais e expansão agrícola e pode chegar até três anos, o cliente paga e o banco renova”, explicou José Gomes.
Outro programa do banco mencionado por ele foi o crédito para comercialização que tem como objetivo suprir de recursos o produtor rural ou suas cooperativas, assegurando a colocação dos seus produtos no mercado, observado que os créditos de comercialização compreendem as operações de pré-comercialização, empréstimos a cooperativas para adiantamento a cooperados, financiamento para estocagem de produtos agropecuários e financiamento para garantia de preços ao produtor(FGPP).
“No crédito rural, o empreendedor tem que ter uma área para explorar. Nós iremos fazer uma visita para saber se ele te uma área que pode ser explorada. Ele não precisa ter um área própria, pode ser uma área arrendada.”, disse o presidente do Banco.
Sobre a renegociação, José Gomes falou sobre a Lei 14.166 que permite a renegociação extraordinária de dívidas assumidas com fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro Oeste (FCO). O texto aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 20 de maio foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro com 14 vetos. A nova lei tem origem na Medida Provisória 1016/20.
Clientes do Banco do Nordeste que possuem operações de crédito contratadas com recursos do FNE, e que atendem aos demais critérios estabelecidos na legislação, podem ser beneficiados com o art. 15-E da Lei nº 7.827/89. Referido dispositivo legal, regulamentado pelo Decreto nº 10.836, de 14.10.21, publicado no DOU em 15.10.21, prevê a concessão de descontos, reestruturação do cronograma de reembolsos, exoneração de garantias e outros benefícios.
Os clientes que desejarem renegociar suas dívidas ao amparo dessa medida legal, e que atendem aos critérios de enquadramento, devem preencher o formulário “Solicitação de Renegociação Extraordinária” disponibilizado no site e apresentá-lo em sua agência de relacionamento, juntamente com toda a documentação exigida pela medida legal.
Além do presidente do Banco Nordeste, José Gomes, estiveram presentes o Superintendente Regional do Banco Nordeste, Wesley Maciel, o prefeito de Capelinha, Tadeuzinho, Vice-prefeito de Capelinha, Alequison gomes, Tenente Coronel da Polícia Militar, Gilberto, o Delegado Regional da Polícia Civil, Felipe Pontual, os empresários Ricardo Tavares e Mazin Rocha, o representante da Federaminas, Mauricinho e o deputado federal Fábio Ramalho.
Ouça a entrevista na íntegra
Por Ana Paula Tinoco *com informações de TV Senado e Banco do Nordeste
Fotos: Pedro Antônio