Durante o final de semana, moradores de Capelinha reclamaram da demora no atendimento do Pronto Atendimento do Hospital do município. Alguns moradores disseram que chegaram a esperar mais de quatro horas na fila pelo atendimento. A redação do Jornal da Aranãs entrou em contato com a direção da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo que explicou o porquê da demora.
Em conversa com Debora Sena, diretora da Fundação São Vicente de Paulo, ela disse que devido ao aumento dos casos de síndrome gripal, a demanda de procura por atendimento aumentou. O que causa filas e aumenta a espera.
Com relação à prioridade de atendimento, Débora disse que o Hospital atende seguindo o Protocolo de Manchester, que é aquele que prioriza o atendimento de casos mais graves para casos de pouca gravidade ou nenhuma.
Já no final de semana, ainda segundo Débora, o que causa a demora no atendimento é o fato de que os postos de saúde estão fechados. E fez um apelo para que durante a semana, se não for caso de urgência que os pacientes procurem pelos postos de saúde de referência dos bairros em que residem.
Ana Paula Tinoco