Na tarde de segunda-feira (6), ocorreu a inauguração das novas instalações do Fórum Dr. Leonardo Antônio Pimenta da Comarca de Capelinha. O prédio foi inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes.
Com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o local ainda conta com capacidade para duas varas. Construído para atender certa de 60 mil habitantes, residentes na sede em Capelinha e nos municípios de Água Boa e Angelândia e do distrito de Palmeira e Resplendor, o prédio conta com uma área de aproximadamente 2mil m², que foi custeada pelo Tribunal de Justiça do estado.
Para o juiz diretor do foro de Capelinha, Rafael Arrieiro Continentino, o sentimento é de gratidão. “A entrega do novo Fórum representa uma nova fase do Poder Judiciário local. Começa-se, neste célebre e festivo momento, a escrever um promissor capítulo na história judiciária da Comarca de Capelinha”, disse.
Segundo o juiz, cada indivíduo tem o direito de buscar a resposta para suas necessidades e anseios, sabendo que será ouvido e tratado com dignidade, qualquer que seja a natureza de sua demanda e a sua situação de vida. “As portas da Casa da Justiça devem estar abertas a todos, pois nisso consiste a cidadania”, declarou.
Além do presidente do TJ de Minas Gerais, estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida; o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho.
Também compareceram à inauguração a juíza Camila Gonçalves de Souza Vilela, da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Capelinha; a juíza Juliana Cristina Costa Lobato, da Comarca de Itamarandiba; o juiz Danilo de Mello Ferraz, da Comarca de São João Evangelista; a juíza Vaneska de Araújo Leite, da Comarca de Santa Maria do Suaçuí; o juiz Júlio Alexandre Fialho Moreira, da Comarca de Turmalina; o juiz Otávio Scaloppe Nevony, da Comarca de Minas Novas; o chefe de Gabinete da Presidência, Alexandre Ramos de Souza; o assessor da Presidência, Maurício Ribeiro; o engenheiro fiscal de obras do TJMG, Polfrankelm Faustino Lopes e o presidente da Câmara Municipal de Capelinha, Gilmar Santos.
Fonte: TJMG – Fotos: Divulgação