Arquidiocese promove Encontros de Comunicação

Que tal fundar ou animar a Pastoral da Comunicação (Pascom) em sua paróquia? Essa inquietação será levada a todas as foranias da Arquidiocese de Diamantina pela equipe do Projeto Pascom Diamantina, que preparou um calendário de mobilização para o segundo semestre de 2017. As visitas às foranias acontecerão sempre aos domingos, seguindo uma agenda montada no I Encontro de Comunicação da Arquidiocese de Diamantina realizado em março de 2017.

Serão encontros para refletir sobre a experiência de anunciar o Evangelho pelos meios de comunicação. Mas a proposta é ir além do debate e sensibilização dos representantes das paróquias, que já devem sair do encontro com um encaminhamento prático para a implantação de iniciativas de comunicação em suas realidades locais.

Em pesquisa realizada com as paróquias da arquidiocese, durante os meses de março, abril e maio de 2017, a equipe identificou a existência de 14 grupos da Pastoral da Comunicação se articulando e em funcionamento. O desejo, entretanto, é que todas as paróquias da arquidiocese tenham implantadas equipes da Pascom. “Tenham foco na missão, que é ‘comunicar a esperança é a confiança em nosso tempo’, a partir dos valores do Evangelho! Nisto reside a importância da PASCOM que está nascendo em nossa Arquidiocese” afirma dom Darci, arcebispo metropolitano de Diamantina.

PROGRAMAÇÃO

Os encontros de comunicação serão guiados pelos ensinamentos bíblicos sobre a comunicação e, ainda, pelas diretrizes sugeridas no Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil, documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Haverá momentos de espiritualidade, troca de experiências, exposição sobre o trabalho da Pastoral da Comunicação, oficinas práticas e atividades para a criação e animação das iniciativas de comunicação das paróquias.

Também está prevista a realização de um curso de comunicação para os seminaristas da Arquidiocese de Diamantina. O foco dessa atividade é sensibilizar os jovens em processo de formação e discernimento vocacional para a necessidade de uma formação e dedicação especifica as questões relativas ao campo da comunicação.

“Hoje em dia, não podemos abrir mão dos meios de comunicação para colocar em prática a nova evangelização. A nossa Igreja, com o passar dos anos, entendeu isso e tem empreendido esforços cada vez maiores para incentivar desde as mais simples até as mais robustas iniciativas de comunicação por todo o Brasil”, destacou Ricardo Alvarenga que contribui no Projeto Pascom Diamantina ao lado dos religiosos, Irmão Diego Joaquim, dos padres Gilvan André, Rafael Vieira, Antônio Xavier e do coordenador da Pastoral da Comunicação do Regional Leste II, Marcus Tullius.

Os encontros devem acontecer sempre das 9h as 17h. Confira as datas e os locais de cada Forania e programe-se:

27/08 (DOMINGO) – 9H - ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO – FORANIA DO SERRO - Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Serro)

17/09 (DOMINGO) – 9H - ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO – FORANIA DE ITAMARANDIBA - Local: Paróquia São João Batista (Itamarandiba)

24/09 (DOMINGO) – 9H - ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO – FORANIA DE DIAMANTINA - Seminário Sagrado Coração de Jesus (Diamantina)

25/09 (SEGUNDA) – 9H - CURSO DE COMUNICAÇÃO PARA SEMINARISTAS - Seminário Sagrado Coração de Jesus (Diamantina)

22/10 (DOMINGO) – 9H - ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO – FORANIA DE CURVELO - Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (Curvelo)

05/ 11 (DOMINGO) – 9H - ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO – FORANIA DE CORINTO - Paróquia Imaculada Conceição (Corinto)

26/11 (DOMINGO) – 9H - ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO – FORANIA DE PIRAPORA - Paróquia São Sebastião (Pirapora)

23/08/2017