1º Mutirão Regional de Comunicação

A Pastoral da Comunicação do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, realizou o I Mutirão Regional de Comunicação, nos dias 2 e 3 de junho, na PUC Minas - Unidade Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, com o objetivo de estreitar vínculos, trocar experiências e consolidar a caminhada pastoral nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2.

A Arquidiocese de Diamantina esteve presente através de Dom Darci José Nicioli, Arcebispo Metropolitano de Diamantina e presidente da comissão de comunicação da CNBB, Pe Gilvan André Cardoso (Diretor geral da Rádio Aranãs FM) e Pe Bráulio José Câmara, coordenadores diocesanos da Pascom, leigos das Paróquias Nossa Senhora da Graça e Nossa Senhora Aparecida de Capelinha e da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Piedade de Felixlândia.

Na sexta-feira, dia 2, o encontro foi aberto por Dom Darci, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora e referencial de comunicação para o Regional Leste 2. Em seguida, Padre Antônio Camilo, da Arquidiocese de Juiz de Fora e professor Mozahir Salomão, da PUC Minas, presidiram a conferência de abertura com o tema “A Comunicação do Papa Francisco”.

No sábado, dia 3, pela manhã, os participantes foram recebidos pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de BH e reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol. Logo após, os comunicadores participaram de palestra com o Pe. Rafael Vieira, da CNBB, sobre “Assessoria de Imprensa e Pascom” e palestra com a delegada Helen Sardenberg do Rio de Janeiro, sobre “Crimes na Internet”. No período da tarde, foram realizadas as oficinas, com práticas de produção de textos, fotografia, redes sociais e Pastoral da Comunicação (Pascom). Os participantes se reuniram no final do dia durante a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Gil e concelebrada pelos padres presentes, que marcou o encerramento do evento.

05/06/2017