Aranãs FM - 25 anos de história

Fundada em 1991, a Aranãs FM consolida sua trajetória vitoriosa, sua liderança de audiência e sua aprovação popular. A Aranãs FM está presente em mais de 30 municípios localizados nos Vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri,
representando um universo de 400 mil ouvintes/dia. Isso, sem contar os outros milhares de ouvintes que acompanham diariamente a programação em outras regiões de Minas, do Brasil e do mundo através do site www.aranasfm.com.br


CURIOSIDADES ARANÃS FM OS FUNDADORES
A Aranãs FM, emissora do Sistema Capelinhense de Radiodifusão Ltda. foi criada oficialmente em 1º de maio de 1.991 pelos capelinhenses Nicodemos Evaristo Cordeiro e os irmãos Ivan e Breno Pimenta, sendo uma concessão outorgada pelo Ministério das Comunicações.

O NOME ARANÃS
A escolha do nome para a emissora foi feita através de uma pesquisa de opinião pública. Entre as sugestões apresentadas, o nome ARANÃS foi o mais votado. Aranãs era o nome de uma tribo indígena que habitava a região de Capelinha quando a cidade foi fundada, em 1.809, por Manuel Luiz Pego.

A INAUGURAÇÃO
A solenidade de inauguração da Aranãs FM ocorreu no dia 1º de maio de 1.991. O evento contou com a presença de seus fundadores e familiares, representantes da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, autoridades locais, equipe de funcionários e locutores, além do senhor Oscar Correia Júnior, o principal apoiador para a liberação da concessão da emissora.

ATUAIS PROPRIETÁRIOS
Em 1.997, a Aranãs FM foi colocada à venda pelos seus fundadores e, em maio do mesmo ano, passou a ser administrada pelos novos proprietários: Paróquia de Capelinha (representada pelo Padre José Gabriel de Oliveira), os irmãos médicos Pedro e Antônio Pimenta, Eduardo Bianchi, Edmar Cordeiro (então prefeito de Veredinha), Neném Pimenta (então prefeito de Angelândia), Geraldo Neves Sobrinho e os irmãos Ivan e Breno Pimenta, que continuaram com cotas da emissora. Já Nicodemos Evaristo Cordeiro deixou o novo grupo societário. Algum tempo depois, as cotas de Edmar Cordeiro e de Eduardo Bianchi foram adquiridas pelo grupo e uma das cotas de Neném Pimenta foi adquirida por Clésio Andrade (então vice-governador de Minas).

PRIMEIROS LOCUTORES
Desde a sua fundação, a Aranãs FM já teve inúmeras pessoas em sua equipe de locução, podendo ser citados: Juninho Eliziário, Carlos Soier, Luiz Flávio, Edvaldo Soier, Estevão Marinho, Vera Lúcia, Adriana Guedes, Analícia Pires, Fátima Santos, Francisco Rocha, Odair Ferreira, Urley Martins, Cayle Martins, Lupicínio, Solano Sampaio, Ailton Santana, Juninho Bala, Hilton França, Gláucia Fernandes, entre outros.

EQUIPE ATUAL
Carmélia Sampaio faz parte da equipe Aranãs FM desde a sua fundação e os locutores também estão na emissora há vários anos: Jailson Pereira , Aldair Gomes , Cleuber Luiz , Rogério Chaves , Itamar Radical , Aléquison Gomes e Francis Mares . Também fazem parte da equipe atual da Aranãs FM: Raquel Magalhães, Maciel Alves, Devanir Dias e Hilda Barbosa

TICO NEVES
Presente na vida da emissora desde a sua fundação, o jornalista tico neves, falecido em março de 2016, foi apresentador, idealizador do programa Canta Minas (atualmente apresentado aos domingos por Tadeu Oliveira), além do programa "Tico Neves". Tico foi ainda Gerente da emissora por muitos anos e esteve à frente também da Copa Aranãs FM de Futebol.

PROGRAMAS INDEPENDENTES
A Aranãs FM apresenta diária e ou semanalmente alguns programas independentes sob responsabilidade de seus idealizadores como: Informativo Rural com Carlos do Sindicato, Canta Minas com Tadeu Oliveira, Oração da Manhã com o Cônego José Gabriel de Oliveira e Nice Cordeiro, Jornal da Itatiaia em Cadeia com o Sitema Itasat, A Palavra entre nós com Carlos Alberto, Agenda Das Paróquias e Hora do Angelus com Nelzira Coelho, Consagração a Nossa Senhora com a Milícia da Imaculada, Viver Sóbrio com Grupo Alcoólicos Força e União, Plantão Médico com o Dr. Pedro Pimenta, Caminhando com a Família do E.C.C. com Luciene Pires e Alcântara, São Vicente em Ação, da SSVP com Nísio Moreira e Sinha Coelho e Programa Tempo da Graça com Grupo da Renovação Carismática Católica de Capelinha.

FUTEBOL
A Aranãs FM retransmite ao vivo em conexão com o Sistema Itasat da rádio Itatiaia de BH, os jogos do Cruzeiro, Atlético Mineiro e da Seleção Brasileira.

ACERVO ARANÃS FM
Ao longo de sua história, a Aranãs FM passou por várias fases de transformação e modernização. Na medida em que o tempo passava, aparelhos e equipamentos eram substituídos de acordo com os avanços tecnológicos. Assim, a emissora foi criando o seu acervo de preciosidades. São cerca de 2 mil discos de vinil (long play), 2 mil CD's, gravador e fitas de rolo (Akay), pic-up's (toca discos), gravadores, fitas K-7, cartucheiras e cartuchos de comerciais, desmagnetizador, fitas de vídeo para gravação da programação, aparelhos de DVD e CD, aparelhos de MD (Mini Disc), máquinas de datilografia, celular (tijolão), entre outros. São aparelhos e equipamentos que ajudam a contar a rica e interessante história evolutiva da Aranãs FM.

AUDIÊNCIA COMPROVADA
Atualmente a Aranãs FM é líder absoluta de audiência e está presente em mais de 30 municípios nos Vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri, representando um universo superior a 400 mil ouvintes/dia, sem contar os outros milhares de ouvintes ligados através da internet. Vale dizer que a liderança da Aranãs FM é fruto do profissionalismo de sua equipe, de sua programação eclética, da parceria com a Rádio Itatiaia/BH e dos constantes investimentos em novos e modernos aparelhos e equipamentos.

CIDADES INTERLIGADAS ( Algumas cidades recebem parcialmente o sinal da Aranãs FM)
Capelinha, Angelândia, Aricanduva, Água Boa, Veredinha, Turmalina, Minas Novas, Leme do Prado, Santa Maria do Suaçuí, Malacacheta, Setubinha, Novo Cruzeiro, Carbonita, Itamarandiba, Senador Modestino Gonçalves, Coluna, Frei Lagonegro, Coluna, São José do Jacuri, José Raydan, Serro, Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, São Sebastião do Maranhão, São João Evangelista, Rio Vermelho, Senador Mourão, Planalto de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Diamantina, Francisco Badaró, Peçanha, Cantagalo, Botumirim, Grão Mogol, entre outras cidades e mais centenas de distritos, povoados, vilas e comunidades rurais. (3)

Na foto abaixo, Tico Neves

09/09/2016