CBF não irá adiar mais jogos do Brasileirão durante data Fifa de outubro

Aranãs FM 1

Arana atuando pela Seleção Brasileira de Futebol – Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Imago Images

A Confederação Brasileira de Futebol informou ontem, sexta-feira (1), que não irá adiar os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro durante a data Fifa de outubro.

O Galo terá desfalque de três jogadores, Arana (Brasil), Alonso (Paraguai) e Alan Franco (Equador), número que poderá subir se Tite convocar Hulk, que está na pré-lista do técnico da seleção. Savarino não foi chamado pela Venezuela, e Vargas, com a lesão, receberá corte da seleção chilena.

Durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar (2022), o Atlético irá enfrentar Chapecoense, Ceará e Santos. A data Fifa de outubro se encerrará no dia 14.

Na CBF, a decisão dividiu opiniões, mas no entendimento interno é que o adiamento das partidas abriu um precedente que não poderia ser aberto. E o argumento usado foi de que caso o Brasileirão seja paralisado nas próximas datas Fifa, o campeonato terminaria somente após a primeira quinzena de dezembro, o que fere o acordo realizado no ano passado (2020) com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf).

Em nota oficial, a CBF explicou a decisão de não adiar os jogos em cinco tópicos. Veja o comunicado:

“Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:

1. A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.

2. Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.

3. A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.

4. Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.

5. Em anexo, a CBF divulga o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente, em linha com o acordo firmado. Importante frisar que a data de encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A foi ajustada, de 5 para 9 de dezembro, em decorrência da final da Copa Libertadores da América ser disputada entre dois clubes brasileiros e dos remanejamentos realizados na data Fifa de setembro.”

Na última sexta, quando Tite convocou a Seleção para os jogos de outubro das Eliminatórias, a CBF anunciou que adiaria as partidas dos clubes com atletas convocados: Atlético-MG, Flamengo, Internacional e Palmeiras.

 

Por Ana Paula Tinoco usando como fonte: Globo Esporte

 

 

 

One thought on “CBF não irá adiar mais jogos do Brasileirão durante data Fifa de outubro

Deixe seu comentário:

Next Post

Campeonato Brasileiro: Atlético e Internacional se enfrentam neste sábado

Arana atuando pelo Atlético Mineiro – Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG Atlético e Internacional medem forças neste sábado (2). O Galo recebe o Inter no Mineirão, em Belo Horizonte, às 21h, em partida válida pela 23ª rodada da Série A do Brasileiro. Este é o primeiro confronto do alvinegro após eliminação na […]