Governo de Minas apresenta nova versão do protocolo para volta às aulas presenciais

Aranãs FM
Freepik

O governo de Minas Gerais publicou na sexta-feira (10) novo protocolo para volta às aulas presenciais. A nova versão, feita com base no atual cenário epidemiológico, foi aprovada durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 e deve ser seguida pelas escolas mineiras.

Em último relatório apresentado, a taxa de incidência do Coronavírus registrou queda de 37% na última semana e de 44% nos 14 dias anteriores. As internações caíram 35% em quatro semanas e 25 pessoas aguardam por uma vaga de UTI Covid. Este número chegou a 227 em 10 de junho.

Com relação a vacinação em Minas Gerais, 84,96% da população acima de 18 anos recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 39,92% completou o esquema vacinal. Os dados são do Painel Vacinômetro, que teve sua última atualização realizada na sexta (10).

Novo protocolo

A principal alteração ocorreu em relação ao distanciamento praticado nas unidades escolares que passou para 0,9 metros. Estudos demonstram que este distanciamento é viável para a proteção coletiva em ambientes escolares, desde que outras estratégias de prevenção também sejam adotadas. No entanto, nos refeitórios, devido a não utilização de máscaras quando os alunos estão se alimentando, a distância recomendada continua sendo 1,5 metros.

O Comitê Extraordinário Covid-19 considerou também que a situação atual da epidemia permite ampliar a capacidade de lotação dos espaços escolares para 50%. Até o momento, a lotação máxima permitida era de 1/3 em salas de aulas, refeitórios e transportes escolares.

 

Trabalhadores da educação

De acordo com Eva Lídia, as atualizações do protocolo são feitas em um momento de estabilização da pandemia, graças ao avanço da imunização no estado. Em setembro, a cobertura vacinal dos trabalhadores da educação aumentou substancialmente. A cobertura está em 96,84% de primeira dose e 28,02% em segunda dose ou dose única.

Atualmente, a vacinação é a principal estratégia de prevenção de saúde pública para combater a pandemia de covid-19. A promoção da imunização pode ajudar as escolas a retornar com segurança ao aprendizado presencial, e também às atividades extracurriculares e aos esportes.

Outras medidas cumulativas, obrigatórias e adicionais de prevenção também devem ser adotadas para manter nas escolas um ambiente seguro. Algumas delas: priorização da ventilação; lavagem das mãos e etiqueta respiratória; ficar em casa quando doente; realização do teste; identificação de vínculo epidemiológico, em combinação com quarentena isolamento, limpeza e desinfecção.

 

Por Ana Paula Tinoco com trechos de matéria da Agência Minas Gerais

Deixe seu comentário:

Next Post

Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 45 milhões no sorteio deste sábado

O concurso 2.408 da Mega-Sena pode pagar hoje (4) prêmio estimado em R$ 45 milhões. O último sorteio, realizado na quarta-feira (9), não teve acertadores e o prêmio acumulou. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP), […]
error: Conteúdo protegido!!